Local: Itália
Fase 2 – Venice (Veneza)
Você inicia a fase escorregando sobre um bloco. Lara está em um estreito corredor e no final dele há um Doberman de guarda. Cuide dele, tomando cuidado com o atirador que está sobre uma sacada à direita. Ele irá começar a atirar assim que você entrar no pátio, então posicione Lara abaixo da sacada, se prepare e pule no meio do pátio dando uma pirueta no ar e atirando ao mesmo tempo. Assim que ele cair, proceda à frente, com as armas em punho, porque outro doberman surgirá da entrada à direita, juntamente com outro capanga. Rapidamente, comece a pular de costas, atirando no cão e assim que ele cair comece a atirar no capanga com o bastão. Colete o Kit Médico Pequeno que ele deixa e proceda à frente.
Pule na água e mergulhe sob as portas duplas de madeira do outro lado. Você irá emergir em tipo de garagem de barcos. Suba na plataforma, acione o botão na parede e volte à plataforma anterior (não precisa olhar cobiçoso para a lancha – você voltará aqui já). Entre na passagem à esquerda, colete os flares sobre o balcão e acione o botão na parede. Uma passagem irá se abrir acima da escada. Suba por ela, desmonte pela direita (ou dê um salto para trás) e caia próximo a outro botão. Acione-o para fechar a passagem pela qual acabou de passar e automaticamente outra irá se abrir. Suba mais uma vez e você irá sair no telhado do edifício. Atire na janela (ou role por ela) e entre. O botão que você acionou lá embaixo na garagem abriu a porta que está à sua esquerda, mas não passe por ela ainda.
Em vez disso, proceda pela outra janela e pule sobre a tenda vermelha. Daí salte para a sacada onde estava o atirador e colete a Boathouse Key (Chave da Casa de Barcos). Volte pelo mesmo caminho pelo qual chegou aqui, passe pela porta, agora à sua direita, e mate outro doberman que aparece. Siga até o final do corredor com vidros e acione a chave. Volte à sala anterior, vire à direita e quebre a janela. Suba por ela e dê um salto sobre o canal abaixo, agarrando-se à borda da tenda no lado oposto. Se você pular sem pressionar o botão “ação” Lara irá parar exatamente na borda da tenda. Pule sobre as outras duas tendas e então para a plataforma com a porta que você abriu anteriormente. Passe por ela e acione outra chave, que irá abrir o portão de saída logo abaixo. Caia na água, entre novamente na garagem da lancha e use a Boathouse Key para abrir o portão. Antes de pegar a lancha, volte à água e suba na plataforma do outro lado para matar um capanga que aparece. Pegue o par de pistolas automáticas que ele deixa, carregada com 78 balas. Agora sim você pode descarregar toda sua adrenalina (e a de Lara) na lancha… Suba nela, saia da garagem e passe pelo portão de saída.
{Nota sobre a lancha: não é tão importante que você consiga a lancha. É possível concluir a fase sem ela. Entretanto, se você quiser se deslocar mais rapidamente pela fase ou finalizá-la pela rota normal, é necessário que você esteja com a lancha – além de ser muito mais do estilo de Lara um “passeio de barco nada tranqüilo” pelos canais de Veneza}.
Para usar a lancha, aproxime-se dela e pressione “ação”. Para se mover à frente, use o direcional para cima e para dar ré use o direcional para baixo. Esquerda e direita para virar lancha e, para sair dela pressione o botão de pulo junto com o direcional esquerdo ou direito. Para aceleração extra, pressione o botão “ação” enquanto estiver se movendo à frente.
1º Secret: Assim que você passar pelo portão de saída, pule na água, acenda um flare e localize uma passagem à direita, na superfície; ou acenda um flare assim que passar pelo portão e estacione a lancha próximo à entrada. Pule diretamente sobre ela e siga à frente. Colete o Dragão de Prata e alguns flares. Se quiser, desça as escadas e mate dois ratos lá embaixo.
2º Secret: Volte para o barco e siga pelo túnel. Vire à direita e desça pela pequena corredeira. Novamente desmonte do barco, acenda um flare se desejar, e colete o Dragão de Ouro no fundo. Retorne à lancha e siga pelo túnel.
Área com colunas: você irá sair em uma área cheia de colunas e uma plataforma de cada lado (se você desceu pela escada após ter coletado o 1º secret, pode adquirir o 2º pulando na água e seguindo pelo túnel). Saia da lancha assim que sair do túnel. Há dois pares de munição de Uzi no fundo à esquerda. Volte à lancha e estacione na plataforma da esquerda, matando outro rato sobre ela. Dentro da sala há um capanga, então saque suas armas, quebre a janela e mate-o, coletando a munição de pistolas automáticas que ele deixa, além de uma caixa com munição de espingarda, escondida à esquerda. Antes de acionar a alavanca da sala, volte à lancha e estacione-a no cubículo com as duas portas de madeira, ao lado da escada. Retorne e acione a alavanca para fechar as portas e encher de água este cubículo. Saia, suba as escadas e pule na água. Acione outra alavanca que está submersa para abrir as portas de saída.
Os Canais de Veneza: suba na lancha e siga à frente. Vire à esquerda e prossiga, chegando a uma área com três gôndolas e uma plataforma à direita. Estacione aqui e suba no caixote de madeira. Você notará que lá na frente há um capanga patrulhando a área, além de outra lancha. Você pode matá-lo agora se quiser, ficando no final da plataforma (ele tem 2 pares de munição para a metralhadora chamada M16, que você pode pegar depois, já que Lara ainda não tem essa arma). Volte ao caixote e pule para a tenda ao lado. Da tenda, pule para a ponte de pedra. Mate o capanga e o doberman que surgem da esquerda (se não quiser perder muita saúde, você pode pular de volta à tenda e aniquilá-los de lá). Note que, dependendo da arma que Lara usar, precisará voltar para a ponte para atraí-los novamente, pois eles podem se esconder. Colete então o Kit Médico Grande que o capanga deixa e prossiga pela direita.
Outro capanga surgirá, então acabe com ele e pegue a Steel Key (Chave de Aço) que ele deixa. Use-a na fechadura ao lado da porta e desça até o nível inferior, acionando a chave que irá abrir uma porta que dá acesso a um dos canais. Ao sair, tome cuidado com outro capanga que aparece e colete os dois pares de munição de M16 que ele deixa. Volte para a ponte e desça para a plataforma abaixo. Se ainda não matou o capanga que está patrulhando a área à frente, a hora é agora. Vá até lá e colete os dois pares de munição de M16 que ele deixa. Há uma porta aqui, mas Lara ainda não tem a chave, portanto volte à lancha. Antes de passar para o próximo passo, observe o canal à frente: ele termina em uma grande porta com o símbolo do dragão entalhado na madeira e um relógio acima. NÃO VÁ POR LÁ AINDA.
Há minas protegendo essa porta, que, você deve ter imaginado, é a nossa porta de saída. Se você se aproximar com a lancha, ela detonará as minas e Lara irá virar história. Portanto, deixemos essa parte pra depois. Dê meia volta e passe pelas gôndolas, passe pela porta por onde chegou a essa área e, antes de chegar ao final do canal, desmonte da lancha. Há um capanga armado patrulhando uma plataforma bem na esquina deste canal, portanto cuidadosamente nade até a borda da plataforma, suba e mate o capanga. Ele deixa um Kit Médico Grande e munições para espingarda. Volte à lancha e prossiga pelo canal, virando à direita no final e passando por outra ponte. Suba na plataforma, mate um capanga que sai do edifício, coletando um Kit Médico Pequeno e entre. Mate os dois ratos e acione uma chave para abrir uma porta em algum lugar.
3º Secret: Volte à plataforma do lado de fora e veja à esquerda uma sala com vidros. Aproxime-se da borda, pule, se agarre à borda e suba. Quebre apenas as vidraças da esquerda e colete o Dragão de Jade, recebendo como brinde quatro pares de munição de pistolas automáticas (isso se você tiver encontrado todos os secrets).
Volte à lancha, passe pelo estreito canal oposto à plataforma de madeira e prossiga até encontrar outra plataforma vazia. Ao lado da plataforma há uma porta aberta. Saia da lancha e entre. A porta irá se fechar. Não entre em pânico. Colete a chave no chão e suba as escadas pelo lado oposto à porta. Logo você ouvirá o latido de um cão e, depois, verá o cão e um capanga com bastão tendo lhe atacar. Entre em pânico agora… (brincadeira!). Bom, não é muito fácil passar ileso daqui… Assim que não puder mais subir, desloque-se para a direita, dê um salto para trás e faça o melhor possível para não virar comida de doberman ou saco de pancadas…
Depois de matar ambos, acione a alavanca e mate um capanga que está agora sobre a plataforma vazia (você pode matá-lo pela fresta da porta da direita). Caia na água, volte à lancha e retorne para a plataforma próxima às minas. Use a chave para abrir a porta e mate outro capanga, coletando um kit médico pequeno que ele deixa. Acione a chave para abrir outra porta que bloqueava o outro lado do canal. Agora precisamos tirar aquelas minas do nosso caminho (por isso precisamos dos dois barcos). É possível concluir a fase sem detonar as minas, mas essa não é, digamos, a maneira “normal” (além, é claro, de não ser do estilo – perdoem o trocadilho – da explosiva Lady Croft…). Se quiser detonar as minas, siga o parágrafo abaixo. Se não, salte esse parágrafo e siga a rota comum.
Detonando as minas: Com uma das lanchas (ou com a lancha, se tiver apenas uma), tome uma boa distância das minas – debaixo da ponte é suficiente. Em seguida, mantendo o botão de aceleração extra pressionado (botão “ação”), dirija em direção às minas, procurando não esbarrar em nada. Assim que estiver próximo às primeiras minas, salte da lancha (botão de pulo + direcional esquerdo ou direito). Se tiver feito tudo corretamente, a lancha seguirá em frente e detonará as minas, deixando a passagem livre.
Rota comum: Com a lancha, siga pelo canal estreito do lado oposto à plataforma onde encontrou o 2º barco. No final, vire à direita, depois à esquerda e prossiga, passando pela plataforma onde adquiriu a Iron Key. Continue em frente até chegar a uma porta que se abre quando você se aproxima, MAS NÃO ENTRE AINDA! Estacione a lancha na abertura ao lado da porta. Quando Lara saltar, cairá exatamente sobre essa abertura. Imediatamente saque suas armas e mate o capanga que está na plataforma do outro lado. Agora, você tem que escolher como quer concluir a fase:
1ª opção – Contagem Regressiva: Esta é a forma usual e, em outras palavras, normal de se concluir a fase. Volte à lancha e entre com ela nessa sala. Salte para a plataforma, colete a munição de pistolas automáticas e acione o botão na parede. A porta que estava protegida pelas minas irá se abrir, mas não precisa entrar em pânico, pois a contagem regressiva só irá começar quando você sair desta sala. Então, agora, posicione a lancha exatamente na mesma reta que rampa estreita que está do lado de fora, de modo que, ao subir por essa rampa interna, você caia em frente à rampa externa. Agora tome fôlego e se prepare para concluir a fase em alta velocidade. Pise fundo no acelerador e, mantendo o botão de aceleração extra pressionado, salte pela primeira rampa. A lancha então subirá com tudo pela segunda rampa, atravessará as vidraças da sala com o Jade Dragon e cairá sobre o canal do outro lado da sala. Siga em frente, solte o botão de aceleração extra, entre pela passagem estreita que dá acesso ao canal de saída e vire à direita. Se tiver feito tudo a tempo, a porta de saída ainda estará aberta. Passe por ela para concluir a fase.
2ª opção – Sem contagem de tempo: Esta opção é para quem não detonou as minas, ou não tem nenhum bote, ou não quer passar com a contagem de tempo. Após matar o capanga, entre na sala sem a lancha, colete a munição de pistolas automáticas e acione o botão na parede. A porta que estava (ou está) protegida por minas irá se abrir. Como a contagem só se inicia se você passar pela rampa, você precisa mergulhar abaixo da porta à esquerda (se estiver de frente para a rampa). Assim a porta de saída não se fechará. Pegue a lancha (se tiver) e, com o botão de aceleração extra pressionado, salte a rampa externa, atravessando as vidraças da sala do Jade Dragon e caindo no canal do lado oposto. Siga para o canal de saída e, se não tiver detonado as minas, salte da lancha e prossiga nadando, tomando cuidado para não tocar nas minas. Atravesse a porta aberta para concluir a fase.
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