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Fase 04: Opera House

Local: Itália

Fase 04 – Opera House (Casa de Ópera)

Você inicia a fase descendo pela rampa da fase anterior e aterrissando em uma plataforma de madeira em que há um caixote se balançando, preso por uma corda. Um capanga está patrulhando uma plataforma diretamente abaixo da que Lara está agora. Se quiser matá-lo agora, pule sobre a plataforma que está a sua direita (se Lara estiver de frente para o caixote) e atire nele de lá. Pule na água, suba na plataforma em que estava o capanga e colete seu cartucho de pistolas automáticas (ou o par de pistolas automáticas, se você ainda não o têm).
Pule na água, nade para a esquerda (se você estiver de frente para o canal) e suba as escadas. Desça na plataforma à direita e antes de continuar a subir, vire-se e suba na plataforma à frente, acionando a chave que está na parede. Ela abre um alçapão no edifício oposto à plataforma com o caixote, e você notará que há uma chave sobre um tablado de madeira. Volte à escada e suba até o final, descendo sobre outra plataforma. Vire-se e salte para a plataforma à direita. Daqui corra e pule para a plataforma do outro lado do canal. Desta, salte de volta à plataforma do início da fase, desloque-se um pouco para a direita para evitar se chocar com o caixote e suba.

No alçapão: Tomando cuidado com o caixote, salte para o lado oposto e caia pelo alçapão, diretamente sobre a chave. Antes de pegá-la atire no capanga que aparece. Colete então a Ornate Key (Chave Ornada) e suba as escadas. Outro capanga surge, então comece a atirar, saltando para trás para evitar que ele lhe dê umas cacetadas. Assim que ele cair, colete o Kit Médico Pequeno e suba novamente as escadas, saindo próximo à chave usada para abrir o alçapão. Suba novamente as escadas e faça o caminho trivial, retornando à plataforma do início da fase. Siga até o final e tendo o caixote à sua esquerda e a rampa do final da fase anterior à sua direita, corra e pule sobre a plataforma plana à frente. Daqui salte para a plataforma à esquerda e abaixo; ou agarre-se à borda da plataforma plana e desloque-se para a esquerda, caindo sobre a plataforma abaixo. Desça de costas e, agarrando-se à borda desta plataforma, desloque-se para a esquerda, até estar sobre uma janela. Solte e agarre-se à borda da janela abaixo. Suba e atire na vidraça. Segurando o botão de andar, passe pelas lâminas de vidro e vire à esquerda, subindo pela escada à frente. Siga até o fim do corredor e use a Ornate Key para abrir a porta. Siga pela passagem até encontrar outra escada. Suba por ela.

Telhado em Ruínas: Salve o jogo antes de atravessar o telhado, pois se Lara cair, a queda será fatal. Estando no meio da plataforma, corra e salte à frente, caindo sobre o telhado, que imediatamente começa a ruir. Não pare de correr! Siga à frente e salte sobre a outra plataforma. Quando chegar à borda, pule novamente e, continuando a correr, salte para a borda da plataforma oposta. Suba e siga pela direita, subindo na próxima plataforma e seguindo até o final, onde há uma abertura à direita.

O Domo da Ópera: Há um capanga patrulhando o telhado da ópera, portanto, não desça ainda. Atire até que ele caia. Agora, pendure-se na borda da parede para atrair outro capanga e dois dobermanns e suba novamente. Saque suas armas e mate todos. Desça agora, colete a munição de pistolas automáticas com o atirador e o Kit Médico Grande com o capanga do bastão. Suba no domo para matar outros dois capangas que estão patrulhando o outro lado. Colete um Kit Médico Pequeno e munição de espingarda. Se você deu a volta pelo domo deve ter notado uma série de buracos, onde em um deles se encontra o Dragão de Ouro (o último secret da fase). Mas não perca seu tempo tentando pegá-lo agora, uma vez que o chão está coberto de cacos de vidro.

{Nota: Na verdade, você pode pegar este secret agora e entrar na Ópera por um atalho. Se quiser tentar, cheque o tópico sobre como fazê-lo no final da página}.
Agora, volte ao topo do domo e note uma entrada onde há um caixote suspenso por uma corda. Siga nessa direção e aproxime-se da borda do domo pelo lado esquerdo. Você precisa se pendurar na borda da plataforma, do lado esquerdo do caixote. Então tome distância, corra e pendure-se na borda da entrada. Se você estiver muito perto do caixote, desloque Lara para a esquerda antes de subir. Desça do outro lado e acione o botão, que irá abrir um alçapão na base do domo, por onde irão sair um capanga com bastão e um atirador. Volte ao topo da entrada e salte para o domo. Mate ambos e colete de um deles uma caixa de sinalizadores e munição de espingarda.

Entrando na Ópera: Desça pelo alçapão e você irá chegar a uma sala com duas chaves. A chave da direita não funciona porque antes você precisa encontrar um circuito eletrônico. Acione então a chave da esquerda para abrir o portão ao lado. Desça por ele e você encontrará outro botão lá embaixo, que irá fechar este mesmo portão e lhe dará acesso à Ópera. Após acioná-lo, desça até o fim do corredor para desativar uma armadilha e evitar ser surpreendido mais tarde. Assim que você ouvir o som de pedras rolando, volte para perto do botão; assim você não correrá perigo de se ferir. Suba o corredor novamente e salte da borda do degrau para a escada por onde desceu anteriormente. Escale a escada e desmonte à esquerda.

Dentro da Ópera: Note o saco de areia suspenso à sua frente. Você encontrará diversos destes na fase. Eles se soltam assim que você passa debaixo deles, portanto o que você precisa fazer é passar correndo por debaixo deles; assim eles cairão atrás de você sem dano algum. Antes de descer para o chão, pendure-se na borda para atrair um capanga e suba novamente. Mate-o daqui e assim que ele cair colete o Kit Médico Pequeno. Agora passe correndo por debaixo do saco de areia para fazer ele cair e evitar que lhe cause problemas depois.

{Nota: Há um atalho que você pode pegar aqui que levará Lara quase ao final da fase. Entretanto, você perderá diversos itens e inimigos, além de todos os secrets. Se mesmo assim você quiser conferi-lo, cheque a nota sobre o atalho no final da página}.
Se você der uma olhada em volta, notará que está no ponto mais alto da Ópera (ela está dividida em 4 níveis – térreo, 1º, 2º e 3º andares). Estando Lara voltada para o palco e a “piscina”, siga para a direita. Um capanga e seu dobermann surgem da porta à frente. Cuide deles e siga para a esquerda, onde há um buraco no chão. Você pode ver daqui que há um capanga do outro lado, no segundo nível. Você pode matá-lo daqui ou deixá-lo para depois. Desça pelo buraco para o 2º andar e deste para o 1º. Antes de descer para o térreo, salte para a plataforma do outro lado. Vá para a direita, pendure-se na borda (a piscina tem de estar às suas costas e um pouco à direita) e solte. Imediatamente um capanga e dois cães irão sair da porta à esquerda. Salte e suba na plataforma novamente, matando-os de lá. Desça para o térreo e colete o Kit Médico Grande que o capanga deixa. Não há necessidade de passar pela porta de onde ele veio, pois não há nada lá, exceto uma armadilha com uma pedra rolante.
Tendo a piscina à sua direita, note as portas que estão do lado esquerdo, abaixo do 1º andar. Quando você atravessar para o outro lado do térreo, essas portas se abrirão e duas armadilhas serão ativadas. Várias pedras irão rolar em sua direção e se elas atingirem Lara, ela vai virar purê… É melhor desativá-las agora para não ser surpreendido depois. Mas fique atento, pois são 2 armadilhas independentes. Tenha certeza de desativar ambas. Para desativá-las, basta passar em frente à porta em direção ao outro lado. Feito isso, aproxime-se da piscina. Um capanga irá surgir no palco, então mate-o. Volte e suba para o 1º andar. Siga para a esquerda (se a piscina estiver à sua frente) e salte (sem correr ou tomar distância) para a borda da plataforma do 2º andar. Suba, vire-se e se ainda não matou o capanga quando Lara estava no 3º andar, faça isso agora. Pule para essa plataforma e colete dois cartuchos de pistolas automáticas com o capanga.
Entre na passagem à direita e desça para a plataforma abaixo. Caia na água e suba para a plataforma, matando um rato sobre ela. Salte para a plataforma do outro lado, suba e mate outro rato. Daqui salte para a plataforma do outro, mate um capanga e outro rato à esquerda. Vire-se e, adivinhe, mate outro roedor. Siga pelo corredor com armas em punho para matar outro… cão . Siga pelas escadas para chegar a algumas janelas. Atire e desça para o camarim.

Camarim e dutos de ventilação: Entre no camarim e acione a chave para abrir a porta ao lado. Desça pela rampa e salte para a plataforma acima do ventilador. Colete a Ornate Key (Chave Ornada) e suba os dois blocos à direita. Fique de frente para a plataforma onde você pegou a chave e salte para a esquerda, caindo sobre outra rampa. Antes de chegar à borda, salte para cair no duto à frente (se você falhar e cair na rampa abaixo, aperte o botão de pulo, se agarre à plataforma onde pegou a Ornate Key e tente novamente). Siga pelo duto e mate outro rato no caminho. Corra e pule para chegar ao outro lado, onde há outro ventilador. Fique de costas para ele, aproxime-se da borda e salte para trás para cair na plataforma acima, onde há outro ventilador. Faça o mesmo aqui para chegar à plataforma acima.

1º Secret: Aproxime-se da borda desta plataforma e salte para a entrada escura acima. Se quiser iluminar o local, acenda um sinalizador. Aproxime-se com cautela do secret, pois há um ventilador bem próximo a ele. Colete o Dragão de Jade e retorne à borda da plataforma. Salte para frente pressionando o botão de ação para Lara esticar os braços e cair ilesa na plataforma abaixo.
Puxe o caixote para trás para revelar um botão na parede. Acione-o e você estará de volta ao camarim. Retorne ao caixote e puxe-o uma vez para trás (se a porta do camarim estiver à sua esquerda). Empurre-o agora em direção ao camarim e continue empurrando até não conseguir mais. Suba no caixote, atire nas janelas ao lado e entre. Há outro caixote nesta sala e você precisa colocá-lo sobre o que está do lado de fora. Desça pela direita e suba sobre o segundo caixote; ou salte da sala para o segundo caixote. Um capanga está rondando acima, então mate-o daqui. Se ele fugir, suba na janela para alertá-lo. Depois de matá-lo, volte pelo corredor onde estava o capanga com arma (e uma porção de ratos) e salte de volta para a plataforma que leva ao 2º andar da Ópera.

O Palco: Desça com cuidado para o térreo e pule na piscina. Suba no caixote submerso e suba para o palco. Imediatamente, recue para cair de volta ao caixote, pois um saco de areia irá cair sobre o palco e um cão surgirá da entrada à esquerda. Saque suas armas, pois um capanga irá surgir no térreo. Mate-o de cima do caixote, vire-se e mate o cão (você pode pular e atirar nele do caixote ou subir no placo e matá-lo de lá). Há outro saco de areia suspenso do lado direito, então corra sobre o palco até que ele caia. Se você matou o capanga que estava no palco, colete o cartucho de uzi que está com ele. Se você não está vendo este capanga, você precisa voltar ao outro lado da Ópera, perto dos degraus, para atraí-lo. No palco, entre na sala de onde veio o cão (está à esquerda se a piscina estiver atrás de Lara) e acione a chave lá dentro para fazer um portão se abrir sobre a passagem do outro lado do palco. Atravesse o palco e mate dois capangas que estão nesta sala. Um deles deixa um Kit Médico Grande. Há outros dois sacos de areia nesta sala (um de cada lado) – melhor se livrar deles de uma vez. Corra próximo às paredes da sala para fazer com que os dois caiam. Retorne à entrada e salte para a passagem acima, onde você abriu o portão. Caminhe com cuidado até o outro lado, próximo à ponte suspensa. Vire para a esquerda e salte para a fresta na parede. Desloque Lara para a esquerda até que ela possa subir. Acione a chave para fazer a ponte baixar.
Corra e salte de volta para a ponte, seguindo até o final. Salte para a plataforma de madeira à esquerda e suba para o buraco na parede acima. Vire-se e mate o rato sobre a plataforma à frente. Salte para essa plataforma e siga para a direita. Posicione Lara em um dos lados da plataforma e salte para o outro lado quando o saco de areia se mover para o lado oposto. Atravesse a plataforma e faça o mesmo com este saco de areia. Use a chave na parede para soltar um dos dois sacos de areia que restaram no palco. Ele cairá e abrirá um alçapão no palco. Siga à frente, escorregue pela rampa e assim que chegar na borda salte para fazer Lara cair pelo alçapão e aterrissar na água abaixo (não tente chegar à plataforma do outro lado, pois estará perdendo seu tempo).

Piscina abaixo do palco: Acenda um sinalizador e siga pela passagem da esquerda, onde a água fica no nível da cintura de Lara. Vire à esquerda, mergulhe e suba do outro lado. Suba na plataforma e acione a chave na parede para abrir uma porta no 2º andar da Ópera.

2º Secret: Antes de sair desta sala, localize uma pequena abertura submersa à esquerda (desde que a chave esteja atrás de Lara). Nade por ela e colete o Dragão de Prata. Retorne à sala com o alçapão. Mergulhe pela outra passagem, que está submersa, e saia do outro lado. Suba na plataforma com a escada e colete o Relay Box (Equipamento de Transmissão). Suba pela escada para retornar à Ópera.
Sala dos elevadores: Suba para o 3º andar e vá para a direita, passando em frente à abertura por onde você entrou na Ópera. Há uma passagem à esquerda: desça por ela e mate dois dobermanns que aparecem. Coloque o Relay Box no slot da parede e acione o disjuntor para que o elevador se abra, mas não entre ainda!

3º Secret: Deixe o elevador descer sozinho, pendure-se na escada e suba. Caminhe pelas lâminas de vidro e colete o Dragão de Ouro – você receberá quatro cartuchos de munição para uzi como bônus. Acione a chave na parede para abrir a porta do outro lado. Passe novamente pelas lâminas e você encontrará em frente à porta mais munição de uzi (ou a Uzi, se você ainda não a têm). Saia pela porta e vire à direita para retornar aos elevadores.
Use a chave novamente para fazer o elevador subir e use-o novamente para que ele abra as portas. Entre e desça. (Nota: em alguns sistemas, você precisa acionar a chave apenas uma vez. O elevador então sobe e suas portas se abrem sozinhas. Você precisa então usar a chave para fazer as portas se fecharem e o elevador descer – neste caso, entre rapidamente, ou as portas se fecharão e você terá de chamar o elevador novamente). Quando o elevador começar a descer, saque uma boa arma (recomendo a uzi). Quando você sair, dois capangas aparecerão, então cuide deles. Colete as munições de espingarda e acione a chave na parede para fazer o elevador subir, mas não entre. Caia na piscina abaixo, mergulhe e siga a passagem até encontrar alguns degraus submersos. Siga por eles, vire à esquerda e nade até poder emergir. Colete o Circuit Board (Placa de Circuitos) no canto à direita e retorne à água. Mergulhe e siga para o outro lado, onde você encontrará uma alavanca submersa. Acione-a e passe pelo portão à direita. Suba na plataforma onde você teria matado o rato anteriormente. Suba pelas plataformas até estar de volta ao 2º andar. Siga até o outro lado, onde você encontrará uma fechadura. Use a Ornate Key para abrir a porta e pule na entrada, pressionando o botão de ação para que Lara não bata a cabeça no teto. Se você não desativou a armadilha com as rochas antes, faça isso agora: assim que você descer para o outro lado, corra para perto do botão na parede para evitar as pedras que irão rolar em sua direção. Acione este botão novamente para abrir o portão perto da escada e suba por ela. Você estará de volta à sala com os dois disjuntores. Coloque o Circuit Board no slot da parede e acione o disjuntor da direita para fazer as cortinas do palco subirem.

{Nota: Se você usou o disjuntor da primeira vez que entrou nesta sala, terá percebido que nada aconteceu. Neste caso, você só precisa colocar o Circuit Board no slot e as cortinas subirão automaticamente. Para verificar se as cortinas estão na posição correta, aproxime-se da grade perto do slot e dê uma olhada no placo. Você deverá ver algumas bandeiras vermelhas com o símbolo do dragão e talvez um capanga rondando por lá}.
Retorne ao corredor abaixo, saia pela porta por onde entrou e desça para o térreo. Aproxime-se da piscina e espere até o capanga aparecer. Mate-o, suba para o palco e colete a munição de espingarda. Corra em frente à entrada dos bastidores para que outro saco de areia caia.

Bastidores: Assim que você entrar, dois capangas e um dobermann irão atacar. Corra para a direita e suba em um dos caixotes para matá-los de lá. Colete um Kit Médico pequeno com um dos capangas. Com Lara voltada para a entrada, localize um bloco móvel à direita, debaixo da pilha de caixotes. Puxe ele duas vezes para revelar uma passagem. Siga por ela e acione a chave na parede para habilitar acesso a uma das plataformas acima do palco. Suba nos caixotes e saia pela plataforma sobre o palco. Evite ir para a esquerda, pois há outro saco de areia pronto para cair sobre Lara. Há um capanga rondando o palco. Você pode matá-lo de cima desta plataforma. Se ele se esconder, pendure-se na borda da plataforma para atraí-lo, suba e atire nele (não se preocupe em descer, porque ele não deixa nenhum item). Siga para a direita e desça para a plataforma de madeira. Siga em frente e salte para a plataforma acima do buraco. Suba e acione a chave para abrir a porta do outro lado, além da porta em frente ao buraco, no caso de você falhar no pulo e cair. Para passar pelo saco de areia, posicione Lara em um dos cantos da plataforma e salte quando o saco de areia estiver chegando ao seu lado de saltar (e não quando ele estiver deixando este lado).

Galpão com caixotes: Não desça para o chão, porque você não está sozinho. À sua frente há um caixote se balançando. Posicione Lara do lado direito, vire 45º para a direita e recue uma vez. Assim que o caixote ir para a esquerda, corra e salte para cair sobre os caixotes da direita. Dois cães e um capanga irão aparecer embaixo. Tome cuidado, porque este capanga é muito resistente (deve ter comido espinafre com chumbo…). Se ele se esconder, aguarde porque ele estará rondando o corredor à direita. Depois de ter gastado muita munição com ele e ele finalmente morrer, pule para a pilha de caixotes do meio, e desta para a outra em frente (tome cuidado com os caixotes que balançam). Vire para a esquerda e salte para a plataforma com o botão. Acione-o para abrir a porta de saída no fundo do galpão. Um capanga surgirá no fim do corredor, então mate-o daqui. Agora desça e colete três pares de granada com o brutamontes (ou dois pares de granada mais a arma se você ainda não a tem) e munição de uzi com o último capanga.
Vá para o fundo do galpão. Outro capanga irá aparecer, então mate-o e colete um Kit Médico Pequeno e munição de uzi. Siga em direção ao avião para finalizar a fase.

Na cut scene, Lara entra no avião e começa a examinar as cargas. Ela ouve vozes vindas da cabine, mas com o barulho das turbinas ela não consegue ouvir mais do que algumas palavras de Fabio (o piloto) com Marco (nosso vilão).

Fabio: Não é apenas a carga de trabalho que me preocupa… talvez a maré de sorte tenha acabado… talvez Gianni nunca tenha… eu não sei… é que seu túmulo não esclareceu nada, digamos, “substancial”. É tudo muito interessante, oh sim, eu admito, acredite… mas não é mais a mesma coisa, não é?

Marco: Algum dia você se dará mal com essa língua, Fabio…

Fabio: Hei, é só um “frio na barriga”. Mas talvez você esteja errado em procurar lá!

Marco então dá um soco em Fabio, que perde o controle do avião. Marco então exclama:

Marco: É sua crença que é frágil!

O avião começa a descer vertiginosamente e Lara despenca sobre os caixotes.

Marco: Relaxe. Respire fundo…

Fabio recupera a consciência e estabiliza o avião. Marco prossegue:

Marco: Sua barriga, Fabio, só tem intestinos, cuja função é de apenas “entrada e saída”. Honestamente, talvez… mas não é esclarecedor…

Marco: Antes de meu pai morrer, quando eu era garoto, ele me confidenciou que ele era o escolhido, por algo maior do que impulso. Ele possuía o Seraph… Mas ele era apenas um discípulo neste propósito. Sua morte deixa uma lacuna que deve ser preenchida pelo único capaz, seu filho! Você compreende? Tenha fé Fabio, não “frio na barriga”. Nós estamos procurando no lugar certo…

Fabio: Eu sei. Eu acredito, Marco.

Marco: Ótimo…

Lara começa a subir as escadas em direção à cabine…

Marco: Eros, você já… – Marco abre a porta e se depara com Lara – … consertou os trilhos?

Eros: “Si!”

Lara é golpeada por trás e desmaia.

Atalho para o 3º Secret: Você pode pegar um atalho para adquirir o 3º secret primeiro que os outros. Mas para isso você precisará executar um pulo bastante meticuloso. Ao examinar o buraco com as lâminas de vidro, você terá notado que há dois buracos à direita – um com os cacos de vidro e outro sem eles, em que há munição de uzi.
Para conseguir o secret você deve fazer o seguinte: aproxime-se do buraco pela esquerda e fique sobre o piso que tem o revestimento igual ao do domo. Desta forma, o buraco estará na sua frente e o domo à sua direita. Aproxime-se da borda e dê passos laterais para a esquerda (não é para virar Lara para a esquerda), de forma que o braço esquerdo de Lara toque a parede. Agora, dê passos para trás até que Lara fique exatamente sobre uma fina linha marrom que passa exatamente no meio do piso de trás – isto é, do 2º ladrilho. São pouco mais de 5 passos para trás, de forma de você terá que mover Lara um pouco mais para trás ou para frente, para que ela fique exatamente sobre essa linha marrom. Assim que tiver feito isso, gire Lara um “milímetro” para a direita (quase nada). Comece a correr e antes de chegar à borda, pressione o botão de pulo. O pulo de Lara pode ser dividido em dois estágios: no primeiro ela vai ganhando altura, e no segundo, ela vai descendo. Quando ela estiver no ponto mais alto, dê um toque no direcional para a direita, para que ela vire suavemente. Se der certo, Lara irá aterrissar no buraco com a munição de uzi. É um pulo bastante difícil, de forma que você terá que tentar algumas vezes até achar o ponto certo: se você pressionar o botão de pulo muito cedo, Lara irá virá drasticamente para a direita e poderá cair sobre o piso à direita, entre o domo e o buraco, e se você pressionar o botão muito tarde, Lara cairá sobre o vidro e morrerá. Assim que estiver lá embaixo, ande cautelosamente entre as lâminas de vidro, colete o Dragão de Ouro e a munição de uzi, então acione a chave na parede para abrir a porta em frente a onde você caiu. Saia e você estará na plataforma mais alta da Ópera. À sua frente para a direita está a porta por onde você entraria se tivesse seguido a rota normal (que deverá estar fechada se você não desceu por ela).

Atalho para finalizar a fase: Se você tomar este atalho, perderá vários itens, mortes e todos os secrets. Se quiser verificar, o caminho é o seguinte:
Siga a rota normal do passo-a-passo até Lara entrar na Ópera – através do alçapão do domo e pela sala com os dois disjuntores; ou pela dica de como pegar o Dragão de Ouro, descrita acima (neste caso você terá conseguido um dos secrets, mas não ganhará nenhum item por isso). Lara estará no patamar mais alto da Ópera. Siga para a plataforma da esquerda e vá até o final. Deixe Lara voltada para o pilar dourado: assim, o palco estará abaixo e um pouco à direita, e o corredor que leva aos elevadores estará atrás de Lara. Agora, olhe acima e à esquerda do palco. Há uma plataforma de madeira, e adjacente a ela, uma espécie de sacada com o carpete idêntico ao que Lara está agora. Seu objetivo é cair sobre essa sacada. Você precisa tomar distância, saltar ligeiramente para a direita (para não colidir com o pilar) e virar no ar para a esquerda. Não é um salto difícil, e se tudo correr bem, Lara cairá sobre essa sacada, próxima ao galpão com caixotes, que está bem próximo ao final da fase.

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