TR3 - Header

Tomb Raider III

Lara Croft retorna em outra aventura cheia de ação. Nós começamos a jornada na Índia, onde ela está procurando por um artefato, a lendária Pedra Infada. Enquanto desce pelo Rio Ganges, ela se depara com um cientista escocês, Dr. Willard, que também está à procura da pedra. Ele lhe informa que ela é na verdade uma de quatro peças esculpidas a partir de um meteorito. A procura pelas outras partes a leva até a famosa Área 51, em Nevada, a uma ilha tropical no Pacífico Sul e a seu lar, a Inglaterra. Depois de encontrar todos os artefatos, Lara segue para a Antártida, onde a história se complica…

Visão Geral

LANÇAMENTO: Novembro de 1998

GÊNERO: Ação, Aventura

DESENVOLVEDORA: Core Design

DISTRIBUIDORA: Eidos Interactive

NOTA METACRITIC: 76

CLASSIFICAÇÃO ESRB / PEGI: Teen / 12

PLATAFORMAS: Windows, PlayStation. Posteriormente: Macintosh, PlayStation 3 e PSP (via PlayStation Network).

sinopse

Milhões de anos atrás, um meteoro mergulhou pela atmosfera da Terra e caiu na Antártida… Uma tribo de polinésios foi a primeira a descobrir essa região. Apesar das condições climáticas de frio intenso, havia uma abundância anormal de vida ali e o grupo estabeleceu-se nas proximidades da cratera aberta pelo meteorito, venerando-a pelos poderes que parecia guardar. Gerações mais tarde, porém, acontecimentos catastróficos obrigaram aqueles polinésios a fugir aterrorizados…

Hoje, a mesma área está sendo escavada pela empresa de pesquisa RX Tech, que vem obtendo leituras bastante incomuns em seus aparelhos na zona de impacto do meteorito. Aí é descoberto o corpo de um marinheiro que serviu na expedição de Charles Darwin no H.M.S. Beagle. Parece que alguns de seus marinheiros haviam explorado o interior da cratera…

Seguindo o relato do diário de um dos marinheiros, a RX Tech começa a interessar-se especificamente não só pela cratera, mas por outros pontos do globo onde os marinheiros estiveram… e morreram. Um desses pontos é a Índia, onde Lara está procurando um lendário artefato. Sem conhecer sua verdadeira história, ela sabe apenas que, segundo crenças, esse artefato detinha grandes poderes e foi reverenciado por tribos locais ao longo dos anos.

Logo ela descobrirá muito mais…

O que há de novo desde Tomb Raider II

O que há de novo desde Tomb Raider II

Ambientes mais detalhados e gráficos melhorados, incluindo iluminação dinâmica, chuva, fumaça, névoa e outros efeitos 3D. O arsenal de Lara agora inclui a poderosa Desert Eagle e uma bazuca (as pistolas, espingarda, uzis, arma de arpões e lançadora de granadas vieram de Tomb Raider 2, e a submetralhadora MP5 substituiu a M16 do jogo anterior). Novos veículos incluem um quadriciclo (ATV), unidade de propulsão subaquática, caiaque, bote inflável motorizado e um carrinho de mina. Lara também ganhou novos movimentos. Ela agora pode atravessar locais pendurada, se abaixar, engatinhar e correr. Além disso, ao invés de ser completamente linear, as locações intermediárias – Londres, Pacífico Sul e Nevada – podem ser jogadas em qualquer ordem.

Cristal de Savegame: Como em Tomb Raider 1, a versão de PlayStation do game requer que você colete um cristal de savegame a cada vez que você quiser salvar seu jogo. As versões de PC e Macintosh continuam com savegames ilimitados. Os cristais ainda aparecem nessas versões do jogo, mas funcionam como um pequeno revitalizador da saúde de Lara.

Secrets: Como no Tomb Raider original, o número de secrets em cada fase varia (de 0 a 6). Os secrets consistem de munição, kits médicos, cristais de savegame/power-up e alguma arma ocasionalmente. Uma campainha soa quando você localiza um secret, e o cronômetro no inventário indica o número de secrets na fase atual e quantos você localizou até o momento. Essa informação também aparece no final de cada fase. Não há recompensa por encontrar todos os secrets de uma fase, mas encontrando todos os secrets do jogo você ganha acesso à fase bônus, All Hallows. Como sempre, nosso passo-a-passo inclui a localização de todos os secrets.

Se você não tiver encontrado todos os secrets e mesmo assim quiser jogar a fase bônus, você pode usar o cheat de todos os secrets na versão de PlayStation ou baixar um savegame para PC ou Mac.

Fases bônus: Além da fase extra desbloqueada ao se encontrar todos os secrets, há também um pequeno episódio adicional, The Lost Artifact. Este é um jogo à parte composto por seis fases. Ele está disponível apenas para Windows e Macintosh.

Jogos clássicos de Tomb Raider em sistemas operacionais recentes: Versões atualizadas para PC que não requerem ajustes e patches estão disponíveis para download nos sites GOG.com e Steam. A PlayStation Store possui versões para PS3 e PSP.

Recepção e Crítica

Recepção e Crítica

Tomb Raider III recebeu críticas positivas, de modo geral, com a versão para PC alcançando uma média de 72,89% (categorizado como “misto”) e a versão para Playstation recebendo uma média de 78,01% (geralmente “favorável”) no GameRankings. O game atingiu uma nota de quase 10 pontos abaixo de Tomb Raider II e quase 20 a menos que o primeiro jogo, o que sinalizava que a série estava começando a perder seu fascínio.

A Total Games também elogiou o jogo, comentando “Tomb Raider III pode ser essencialmente mais do mesmo, para além de algumas novas adições, mas com uma jogabilidade tão cativante como esta, talvez isso não seja tão ruim”, e classificou o jogo com a nota de 9.2/10. A Games Domain foi mais morna, avaliando o game com uma nota de 70/100. Embora elogiando certos aspectos do título eles sentiram que “embora a jogabilidade seja tão envolvente como sempre foi, a falta de inovação significa que você sente como se estivesse jogando um pacote de expansão de Tomb Raider II, ao invés de uma versão completamente nova”.

A IGN foi mais positiva, avaliando o jogo com a nota de 8/10, no entanto, assim como muitos críticos, eles sentiram que o jogo falhou em mudar a mesma fórmula experimentada e testada: “O triste é que Tomb Raider III não resolve nenhum de seus dilemas originais, e tal como está agora, o gênero de exploração e aventura – um que foi revolucionado por Tomb Raider – está no exato ponto em que estava há dois anos”. O GameSpot declarou algo semelhante, observando que “Tomb Raider III é muito parecido com os dois primeiros jogos da série, o que quer dizer que não há nada de novo tematicamente, apesar de haver algumas pequenas melhorias nessa edição”. Depois de apontar algumas das melhorias, o GameSpot avaliou o jogo de forma positiva dizendo “No final do dia, porém (e colocando todo o hype, campanhas de marketing assustadoras e estranhos cultos a celebridades em torno da série à parte), não há como negar que Tomb Raider III é um jogo sólido, que vale o tempo de quem gosta de um bom título de puzzle / aventura. Aqueles que perderam o interesse na série com Tomb Raider II podem querer dar uma nova olhada no terceiro.

Tomb Raider III foi um best-seller no Reino Unido. Por volta de 2009 o game havia vendido 6.5 milhões de cópias ao redor do mundo.

Mídia

É aqui onde grandes ideias começam a tomar forma e onde elas ganham vida. Acompanhe em imagens, vídeos e sons o nascimento de um novo Tomb Raider, desde a concepção até sua distribuição e marketing. Rascunhos, storyboards, renders, trailers, campanhas publicitárias, além dos famosos FMVs e cutscenes dos jogos.

Vídeos

Confira os FMVs e cutscenes que ajudam a contar a história de Tomb Raider 3. Veja também os trailers e vídeos promocionais veiculados durante a campanha do game.

FMVs e cutscenes

Acessar página

Vídeos Promocionais

Acessar página

Renders

Acessar página

Loading...

Acessar página

Wallpapers

Acessar página

Imagens

Confira renders diversos, as saudosas telas de loading, e wallpapers da época. Mais conteúdos serão adicionados posteriormente.