Tomb Raider Legend
Eidos, 2005
“Na preparação do palco para o avanço da franquia Tomb Raider, nós voltamos às origens de Lara, fazendo a nós mesmos as difíceis perguntas e nos desafiando a pensar diferente, ” disse Chip Blundell, vice-presidente de marketing da marca, Eidos Inc. “Quem é Lara Croft? O que a faz pulsar? Como ela é relevante hoje? Somente respondendo a estas perguntas nós poderíamos garantir que os gamers obteriam a experiência que eles merecem com a personagem que eles amam”.
Dezoito meses atrás, o time de Tomb Raider na Crystal Dynamics embarcou em sua própria investigação para redescobrir Lara Croft. Durante a busca deles por essa essência, eles fizeram pesquisas com os consumidores, conduziram novas investigações, releram cada crítica dos games anteriores, ouviram argumentos e opiniões dos gamers e jogaram novamente cada produto da franquia. A partir dessa introspecção e de uma pesquisa com a mente aberta a uma nova perspectiva, nascia Tomb Raider: Legend.
Visão Geral
LANÇAMENTO: Abril de 2006
GÊNERO: Ação, Aventura
DESENVOLVEDORA: Crystal Dynamics
DISTRIBUIDORA: Eidos
NOTA METACRITIC: 78-82
CLASSIFICAÇÃO ESRB / PEGI: Teen / 16
PLATAFORMAS: Windows, PlayStation 2, Xbox, Xbox 360. Posteriormente: Wii, PSP, Nintendo GameCube, Nintendo DS, Game Boy Advance, PS3 como parte da Trilogia Tomb Raider.
sinopse
O enredo mergulha na história de Lara, se iniciando com o acidente de avião no Himalaia, que causou uma guinada em sua vida. Na versão da Crystal Dynamics, isso acontece no início do jogo como um flashback. Lara é apenas uma garotinha à época, e sua mãe sobrevive ao acidente junto com ela, apenas para desaparecer mais tarde sob circunstâncias misteriosas.
Durante o progresso do jogo, Lara procura pelas peças da fabulosa espada Excalibur, que ela espera ajudar a solucionar o mistério do desaparecimento de sua mãe. Em sua jornada, ela cruza o caminho de Amanda Evert, uma velha amiga que ela pensava estar morta há muitos anos, mas que reaparece em busca da mesma espada, para seus próprios propósitos.
Fases e locações: Apesar do game ser curto, ele cobre uma variedade de locais: ruínas em florestas, edifícios urbanos, um laboratório militar de pesquisas abandonado e as montanhas do Himalaia, para citar alguns. O enredo cuida de amarrar todos eles em uma história verossímil. Como o clássico Tomb Raider, muitas fases oferecem um bom balanço de armadilhas, puzzles e combates, seguidas por um confronto contra um grupo ou um “chefe”. Há alguns poucos puzzles de corrida contra o tempo e sequências de saltos como os vistos em jogos anteriores. Juntamente com caixotes e recipientes quebráveis, há alguns tipos de objetos que podem ser manipulados e muitos puzzles requerem um raciocínio criativo.
Armas e equipamentos: As armas de Lara são escassas dessa vez – apenas as Pistolas que são sua marca registrada e uma arma alternativa de cada vez, que pode ser trocada num total de quatro tipos (Assault Rifle, Submachine Gun, Shotgun e Grenade Launcher), além de granadas de mão após a primeira fase. Ficaram no passado os dias da mochila sem fundo de Lara. Agora o inventário de Lara armazena um número limitado de munição para as armas (exceto as Pistolas que permanecem com munição infinita), quatro granadas e até três kits médicos.
Os acessórios de Lara também foram modificados. Binóculos, uma lanterna e um excelente gancho magnético é tudo o que ela carrega. O gancho pode ser usado para mover objetos, se balançar através de abismos e até mesmo desequilibrar alguns inimigos, como o chicote do Indiana Jones. O equipamento de comunicação visto em Chronicles está de volta, mas desta vez ele adiciona dinamismo ao jogo. Os amigos de Lara, Zip e Alister, estão posicionados na Mansão Croft e usam o headset para dar avisos e suporte tático.
Veículos: Lara aparece em algumas cenas dirigindo um Jeep e uma Ducati, apesar de nenhum dos jipes serem controlados pelo jogador. Em algumas outras fases Lara usa a motocicleta. Há também uma sequência com uma empilhadeira.
Salvando o jogo: Todas as versões possuem checkpoints com salvamento automático no decorrer das fases. Você também pode salvar manualmente a qualquer momento, porém qual Lara morre ou você recarrega um save, o jogo retorna ao ponto do último checkpoint.
Recompensas e conteúdo bloqueado: Cada fase possui um número determinado de estátuas de bronze e prata, além de uma única de ouro. Como era de se esperar, as recompensas de bronze são as mais fáceis de se encontrar. As de prata, em menor número e mais desafiadoras, e a de ouro está sempre bem escondida.
Legend presenteia os jogadores mais audazes com alguns conteúdos desbloqueáveis, incluindo algumas roupas para Lara, upgrades para as Pistolas, códigos para cheats, além de artes de produção e etc.
Fases bônus: Não há.
Códigos de cheat: Com o advento das Conquistas e Troféus dos consoles o sistema de cheats ficou um pouco ultrapassado. Os cheats só podem ser liberados após se completar o jogo. Eles ainda podem ser usados no modo de jogo time trial.
Roupas, Skins e Mods: Há mais de 30 trajes ou skins que você pode desbloquear enquanto joga o game. Os jogadores também podem baixar e criar suas próprias roupas usando várias ferramentas de edição de textura. Mods não são descritos aqui no site, mas os interessados podem consultar os sites Tomb Raider HUB e tombraiderforums.com.
Desenvolvimento e Recepção
Desenvolvimento e Recepção
Após o fracasso do último título da série, Lara Croft parecia estar destinada a ser esquecida por toda a eternidade, da mesma forma que as tumbas que por tantos anos ela havia explorado. Os consecutivos atrasos no lançamento de Angel of Darkness, bem como os irritantes e recorrentes bugs do game jogaram um balde de água fria em todo o hype que havia se estabelecido em torno do título que prometia ser a redenção da série, que há muito vinha tropeçando na tentativa de se manter como um jogo relevante do gênero ação/aventura.
Determinada a fazer uma nova tentativa de revitalizar a série, a Eidos suspendeu os direitos de desenvolvimento da Core Design e deixou a cargo da Crystal Dynamics a tarefa de renovar a marca. Após um leve reboot, com alguns elementos principais da série sendo mantidos, o resultado foi surpreendente. A Crystal Dynamics conseguiu não apenas entregar um jogo bem acabado, com uma jogabilidade totalmente renovada e enredo interessante, como também conseguiu reavivar o interesse dos jogadores pela personagem, dando a ela motivações e personalidade.
Como resultado, Tomb Raider Legend recebeu uma das melhores avaliações de toda a franquia e vendeu mais de 4,5 milhões de cópias pelo mundo. Ao que parece, a mudança de casa fizera muito bem à Lady Croft. E isso foi só o começo…
Biografia de Lara Croft
Biografia de Lara Croft
Uma nova Lara pedia uma história renovada. Sua nova biografia é recheada de mistérios, disputas familiares, desaparecimentos misteriosos e grandes descobertas. Confira a nova versão de Lara Croft.
Passo a Passo de Tomb Raider Legend
LOCAÇÃO: KAZAQUISTÃO
LOCAÇÃO: INGLATERRA
LOCAÇÃO: NEPAL
LOCAÇÃO: BOLÍVIA
Mídia
É aqui onde grandes ideias começam a tomar forma e onde elas ganham vida. Acompanhe em imagens, vídeos e sons o nascimento de um novo Tomb Raider, desde a concepção até sua distribuição e marketing. Rascunhos, storyboards, renders, trailers, campanhas publicitárias, além dos famosos FMVs e cutscenes dos jogos.
Vídeos
Veja os trailers e vídeos promocionais veiculados durante a campanha do game.
Trailers
Acessar página
Imagens
Confira os sketches e concept arts de Tomb Raider Legend, além de renders diversos e screenshots do jogo.