Tomb Raider Underworld
Underworld retoma a história de onde Legend parou. Ainda inquieta pelo desaparecimento de sua mãe muitos anos atrás, Lara Croft continua sua busca por respostas. Enquanto o enredo de Legend focou na mitologia do Rei Arthur, o místico reino de Avalon e a espada Excalibur, Underworld mergulha em uma trama muito mais sombria.
Visão Geral
LANÇAMENTO: Novembro de 2008
GÊNERO: Ação, Aventura
DESENVOLVEDORA: Crystal Dynamics
DISTRIBUIDORA: Eidos
Nota Metacritic: 70-80
CLASSIFICAÇÃO ESRB / PEGI: Teen / 16
PLATAFORMAS: Windows, PlayStation 3, Xbox 360, Wii. Posteriormente: Playstation 2, Mac OS X, versões baseadas em browser Windows (algumas versões mobile e Nintendo DS).
sinopse
Durante sua investigação, Lara percebe que sua mãe, no fim das contas, não foi transportada para Avalon, mas para o submundo nórdico Helheim. E para conseguir entrar nesse reino, ela precisa obter um poderoso artefato: Mjolnir, o martelo do deus do trovão Thor. Enquanto viaja pelo mundo em busca de pistas da localização do martelo, Lara descobre conexões entre mitos dos submundos de diversas culturas. O Hindu Bhogavati, o Maia Xibalba e os nórdicos Niflheim, Valhalla e Helheim. Todos eles possuem equivalentes no mundo real e Lara deve enfrentar os riscos de cada um deles para que ela encontre o martelo e, no final, a verdade.
A velha rivalidade de Lara com Amanda Evert, não resolvida no final de Legend, figura como destaque no roteiro de Underworld. Os amigos e auxiliares de Lara, Zip, Alister e Winston, também retornam. Há até mesmo alguns negócios inacabados provenientes dos primeiros dias.
O que há de novo desde Legend/Anniversary: Os sistemas de armas, saúde e inventário estão um pouco diferentes dos games passados. Algumas considerações:
Novas armas: Disparadora de arpões para uso sob a água, arma tranquilizante, granadas e o fabuloso martelo de Thor, Mjolnir. Apesar dele não mover montanhas, como a lenda sugere, ele é quase tão poderoso quanto.
Novos movimentos: salto ‘Chimney’, rapel com a corda, movimentos ampliados de escalada/ginástica e ataques corpo a corpo, headshots com adrenalina opcionais (não há mais chefes que exijam movimentos com adrenalina), habilidade de atirar com apenas uma mão enquanto estiver escalando.
No jogo para Nintendo Wii, Lara também carrega algumas ferramentas práticas, que possuem muitas funções úteis, desde ar comprimido para limpeza de superfícies empoeiradas e um alicate a um maçarico de acetileno para cortar metais.
Veículos: A lancha de Lara serve como base de operações nas fases do Mediterrâneo e da Tailândia, mas você não pode controlá-los. Você porém tem o controle de uma robusta motocicleta no sudeste do México e na ilha Jan Mayen. Ela não é apenas útil para se mover de uma área a outra, como também possibilita que Lara salte sobre grandes aberturas e atropele os inimigos.
Salvando seu jogo: Todas as versões possuem checkpoint. Isto é, o jogo salva automaticamente em vários locais no decorrer de cada fase. Você pode também salvar manualmente a qualquer hora; contudo, quando Lara morre ou você carrega um save, o game retorna ao último checkpoint.
Recompensas e conteúdo desbloqueável: O sistema de recompensas é similar ao de legend e Anniversary, com a exceção de que os itens especiais – ou “secrets” como eram conhecidos nos jogos anteriores – são chamados de Tesouros e Relíquias. Alguns estão bem à vista, outros estão escondidos em locais escuros, e uns poucos requerem destreza excepcional ou perspicácia para serem obtidos.
Há 179 tesouros e apenas seis relíquias em todo o jogo. Encontrar tesouros desbloqueia vários bônus (por exemplo, artes conceituais e, se você estiver jogando a versão para Xbox 360 ou PS3, algumas conquistas e troféus). Relíquias são bastante úteis, uma vez que elas recuperam a saúde total de Lara e aumenta sua energia total. Encontrar todas as seis irá dobrar a barra de energia total de Lara (as versões para Wii e PS2 incluem alguns tesouros e nenhuma relíquia).
Fases bônus: Dois episódios de extensão para Tomb Raider Underworld, “Beneath the Ashes” e “Lara’s Shadow” estão disponíveis com exclusividade para o Xbox 360 através da Xbox Live Marketplace.
Cheats: Há poucos cheats disponíveis. Cheque a página de cheats para detalhes.
Roupas, trajes e Mods: As versões de Windows, Mac, PS3 e Xbox 360 oferecem ao jogador a escolha entre duas ou três vestimentas diferentes para Lara no início da maioria dos episódios. Há oito trajes ao todo (alguns aparecem em vários episódios), juntamente com um traje de mergulho, que é desbloqueado quando você completa o game. Diversos trajes para download estão disponíveis para a versão de Xbox 360 através da Xbox Live Marketplace. Os jogadores da versão para PC também podem baixar e criar seus próprios trajes usando diversas ferramentas de edição de texturas. Mods não são descritos aqui no site, mas os interessados podem consultar os sites Tomb Raider HUB e tombraiderforums.com.
Passo a Passo de Tomb Raider Underworld
Passo a Passo de Tomb Raider Underworld
LOCAÇÃO: MANSÃO CROFT
LOCAÇÃO: MAR MEDITERRÂNEO
Fase 04 – The Norse Connection
LOCAÇÃO: COSTA DA TAILÂNDIA
LOCAÇÃO: MANSÃO CROFT
LOCAÇÃO: MÉXICO
Fase 14 – The Midgard Serpent*
Não existe a fase ‘The Midgard Serpent’ no Wii e PS2. Essas áreas estão incluídas na fase ‘Land of the Dead’.
LOCAÇÃO: ILHA JAN MAYEN
LOCAÇÃO: MAR ANDAMAN
LOCAÇÃO: MAR DO ÁRTICO
Mídia
É aqui onde grandes ideias começam a tomar forma e onde elas ganham vida. Acompanhe em imagens, vídeos e sons o nascimento de um novo Tomb Raider, desde a concepção até sua distribuição e marketing. Rascunhos, storyboards, renders, trailers, campanhas publicitárias, além dos famosos FMVs e cutscenes dos jogos.
Vídeos
Veja os trailers e vídeos promocionais veiculados durante a campanha do game.
Trailers e Vinhetas
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Imagens
Confira os concept arts de Tomb Raider Underworld, além de renders diversos e screenshots do jogo.